Quem Sou Eu

Sobre Letícia Alassë

Sou jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense com mais de 10 anos de atuação na área. Já trabalhei em variadas frentes, como assessoria de imprensa, relações públicas, produção de evento, marketing digital, conteúdo e criação para redes sociais, redação de revista eletrônica e site de entretenimento, revisão, tradução e coordenação de equipe.

No jornalismo, ganhei o prêmio nacional Rumos do Jornalismo Cultural de Mídia Impressa coma a reportagem “Cultura no Subúrbio do Rio de Janeiro”. Em seguida, participei do laboratório do projetos Rumos Jornalismo Cultural com a supervisão do jornalista e crítico literário José Castello. Ao fim do programa, publiquei a reportagem “A Academia das Quebradas“, na Revista Singular 2, em 2010.

Meu trabalho na imprensa, contempla um ano como repórter do portal Mundo do Marketing e algumas publicações no site da revista Exame, sobre as iniciativas e novidades de mercado, marcas, plataformas e economia. Algumas reportagens entre 2011 e 2012 estão disponíveis aqui. Logo em seguida, me tornei editora do Núcleo do Cinema.

Criei o portal Núcleo do Cinema, em 2012, em parceria com a agência Núcleo da Ideia. Em dois anos, o site chegou a ter 50 mil acessos/mês. O projeto, no entanto, chegou ao fim em novembro de 2014. Em janeiro de 2015, iniciei o blog independente Centro do Cinema e suas redes sociais no Facebook e Twitter, com críticas, artigos e entrevistas.

Como Coordenadora de Conteúdo, na agência Núcleo da Ideia, participei da reformulação de conteúdo e layout do projeto Liga Fluminense Contra o Câncer; desenvolvimento e ativação das redes de filmes nacionais e argentinos, como A Febre do Rato, Menos Que Nada e Infância Clandestina. Além do projeto multimídia Rio365 e editoriais como Whitney Houston – Biografia e Coleção 70 Anos de Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros.

Na área de Marketing Digital e Produção de Eventos, trabalhei na startup Kekanto como Community Manager do Rio de Janeiro. Em regime full-time home office com a equipe de São Paulo, realizei estratégias digitais, CRM, CEO, Facebook Ads, conteúdo, relacionamento com usuários, parcerias com empresas e coletivos, produção e cobertura de eventos. Alguns parceiros foram Editora Multifoco, Nescafé e Cine Joia.

Na área acadêmica, em 2009, apresentei o artigo “Os Discursos Terapêuticos na Imprensa a partir da Teoria dos Definidores Primários“, no XXXII Intercom, em Curitiba-PR, oriundo do projeto de Bolsa Iniciação Científica pelo CNPQ/UFF, com o professor Felipe Pena. Já em 2010/2011, obtive bolsa da Faperj/UFF em Análise do Discurso, que resultou nos artigos “Um Arquivo do Sujeito: As Adolescentes nas revistas Atrevida e Todateen através da análise das seções de cartas” e “Um Arquivo do Sujeito: análise do fim do suplemento impresso Megazine, do jornal O Globo”. O último apresentado no 2º JIED, em Maringá-PR, sob a orientação da professora Bethania Mariani.

Em 2016, comecei o Mestrado em Linguística – Análise do Discurso na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, no qual pesquiso sobre a influência dos discurso romântico cinematográfico na produção de sentidos do sujeito contemporâneo. Esta pesquisa está relacionada à minha especialização em Psicanálise, após dois anos como membro participante do Instituto Escrita de Freud, em Jacarepaguá (RJ), entre 2013 e 2015. 

Entre 2016 e 2018, antes e depois das minhas experiências no exterior, eu trabalhei nas agências Casa Digital e Pipoca Digital, como Gerente de Tráfego e Community Manger, respectivamente. Na Pipoca Digital, integrei a equipe da campanha digital de Pedro Paulo à Prefeitura do Rio de Janeiro (2016), a campanha de Eduardo Paes ao Governo do Estado RJ (2018) e nas redes de apoio de venda da Brookers International (2018/2019).

Após dois anos em Toronto (Canadá), eu adquiri o diploma de Travel & Tourism pelo College IBT em 2018. Atuei na área de Turismo em Paris, na França, entre 2019 e 2020. Com a experiência adquirida tanto no meio acadêmico quando profissional, consegui um índice C1 no exame IELTS (International English Language Testing System) e C1 no TEF (Test d’évaluation du français), além de proficiência em espanhol.

Entre 2020 e 2022, me dediquei ao Mestrado em Cultura e Comunicação na Universidade Paris 8, na França. Durante o período realizei o estudo “La fiction comme support de débat d’actualité – Une étude de l’image du Brésil « de Bolsonaro » à travers la réception de Bacurau par la critique cinématographique française” e a dissertação “La construction des territoires imaginaires: Une étude de l’influence de la critique de cinéma dans perception des films étrangers des 3 continents“. Ambos aprovado com menção honrosa.

Desde 2016, sou repórter internacional, redatora e crítica de cinema do site CinePOP, com mais de 12 milhões de visitantes mensais. Realizei a cobertura de diversos festivais de cinema, como TIFF (2017), Cannes (2021) e Berlinale (2023). Ainda sou membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Para entrar em contato comigo mande um e-mail para: leticiaalasse@hotmail.com

Deixe um comentário