McDonald’s vai distribuir livros no McLanche Feliz do Reino Unido

O McDonald’s do Reino Unido substituirá os brinquedos do McLanche Feliz por livros infantis. Com essa iniciativa, a rede de fast food se prepara para assumir a posição de maior distribuidora de livros do país, tendo como meta entregar mais 15 milhões de exemplares nos próximos dois anos. O projeto surgiu após a companhia sofrer diversas acusações sobre o incentivo a obesidade infantil por meio da oferta de brinquedo em comidas com alto teor calórico.

Quem comprar as refeições poderá escolher um dos seis título disponíveis do autor Michael Morpurgo, da editora HarperCollins. O dinheiro arrecadado com os royalties serão doados a instituições de caridade, segundo o jornal britânico Daily Mail. A ação foi batizada de Happy Readers, isto é, Leitores Felizes. Além dos brindes, a rede pretende instalar, em cada unidade, uma lojinha com os títulos para que os clientes possam comprar sem consumir nada.

Livros de Michael Morpurgo, parte da promoção do McDonald's

O programa foi testado no ano passado em algumas lojas do Reino Unido e obteve 90% de aprovação. Com certeza, é a melhor ação do McDonald’s que já vi. Apesar da comida continuar ruim para crianças, adultos e todo mundo, promover cultura sempre é uma boa opção e ainda mais se tratando de leitura.

Seria ótimo se essa alternativa se espalhasse pelo mundo e, principalmente, chegasse ao Brasil. Ao invés de as crianças crescerem colecionando bonequinhos da Disney, poderia crescer com grande poder de criação e desenvolvimento de escrita, lendo Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Lygia Bojunga e outros tandos escritores infanto-juvenis brasileiros.

Livros infantis de autores nacionais

Anúncios

Sobre Letícia Alassë

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense, Editora e Crítica do blog Centro do Cinema e Translação de Culturas e idealista por convicção. Aos 27 anos tenta descobrir a melhor maneira para viver.

Publicado em 11/01/2013, em Literatura e marcado como , , , , , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: