O que é Expressionismo Orgânico?

O que é expressionismo orgânico?  Eu nunca tinha ouvido estas duas palavras juntas até algumas semanas atrás, quando fui numa mostra da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro, e o curador disse que se tratava de uma exposição de obras sobre o expressionismo orgânico. Ok! Se o cara que organizou as peças no salão disse que se tratavam deste gênero pouco conhecido, a ignorância é minha. Em busca pela internet, no entanto, não encontrei nada que pudesse me revelar o conceito de tal categoria artística, algumas poucas citações do termo apareceram, mas nenhuma explicação é relacionada. Eis que decidi explicar por mim mesma, de acordo com as minhas observações de obras tão inusitadas.

O gênero mais conhecido que se aproxima do que eu vi é a Art Nouveau (Arte Nova), que teve origem na França em 1890. O movimento se destacou pela criação de objetos com designs inovadores, principalmente na arquitetura, e por ter introduzido novos materiais às artes, assim como foi realizado pelos os autores expostos. Poderíamos também chamar as criações de Dadaísmo, semelhante ao emblemático mictório de Duchamp. Infelizmente, não tomei nota do nome dos artistas responsáveis e não sei a que escolas eles seguem.

Observem algumas fotos da exposição e me digam: que tipo de arte é esta?

Isto é expressionismo orgânico! Separando os termos, consegui montar um conceito: uma arte individual e subjetiva que expressa processos ligados à vida, utilizando elementos que atuam e interagem entre si. Que tal?

* Eu batizei aleatoriamente cada imagem, a minha preferida é “Ursinhos Mijando”.

Sobre Letícia Alassë

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense, Editora e Crítica do blog Centro do Cinema e Translação de Culturas e idealista por convicção. Aos 27 anos tenta descobrir a melhor maneira para viver.

Publicado em 16/02/2012, em Artes e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

